No passado dia 5 de maio de 2023, a BALADI – Federação Nacional dos Baldios dinamizou, em Mondim de Basto, uma jornada técnica de campo aos Agrupamentos de Baldios de Mondim de Basto e Cabril Alvão. Esta visita contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Dr. Duarte Cordeiro, do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, Eng.º João Paulo Catarino, do Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Eng.º Nuno Banza e do Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Dr. Bruno Miguel. Foram várias as entidades oficiais ligadas ao setor que tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido nos últimos anos, por estes dois Agrupamentos de Baldios no concelho de Mondim de Basto.
O figurino da visita teve o seu início nos cumes do Alto do Velão, seguindo para o Miradouro do Baldio de Pardelhas. Perante uma paisagem soberba que constitui os enormes desfiladeiros Marão Alvão, deu-se início à apresentação geral dos Agrupamentos de Baldios do Concelho. Foi realçado o grande investimento produtivo e social realizado nos últimos anos em todos os baldios que fazem parte deste projeto, o papel fundamental do pastoreio nas comunidades rurais, bem como a capacitação das Comunidades Locais. Seguindo-se para o Miradouro do Baldio de Campanhó, dando relevância à importância dos Fundos Comunitários no desenvolvimento da floresta, da regeneração natural e da paisagem. Houve ainda tempo para observar o investimento na rearborização do território comunitário no Baldio de Tejão. O percurso passou também pelos Baldios de Paradança e Ermelo, onde se fez uma breve visita às Fisgas de Ermelo, seguindo-se para Bilhó e Vilarinho, terminando aqui nesta Comunidade, onde foi realçado que neste conjunto de Baldios, nos últimos anos, foram investidos na floresta mais de 8 milhões de euros, dos quais de 2,5 milhões foram investidos na economia social e solidária. A atração deste volumoso investimento só foi possível pela criação dos Agrupamentos dos Baldios.
Nas diversas paragens técnicas que precederam o percurso, efetuado num autocarro, em todas elas houve o cuidado da equipa técnica da BALADI fazer uma breve enquadramento técnico das várias ações realizadas nos respectivos baldios a que se seguia um animado diálogo com a equipa Governamental, procurando aí as respostas aos muitos problemas que entretanto foram colocados pela direção da BALADI.
Do conjunto das abordagens, destaque para a necessidade de se alterar o conceito da área forrageira para o encabeçamento animal, permitindo um crescimento das raças autóctones pequenos e grandes ruminantes do Concelho, a urgente necessidade da assinatura do protocolo para a continuidade e dos novos Agrupamentos, o prolongamento do prazo previsto para a encerramento dos projetos do REACT, o reconhecimento público do trabalho que a BALADI tem vindo a desempenhar junto das Comunidades Locais e a revisão da decisão do Fundo Ambiental sobre o apoio da BALADI no acompanhamento dos Agrupamento dos Baldios, etc.
Das várias matérias colocadas ao Ministro e ao Secretário de Estado, estes, para além de aceitarem alguns pontos de vista da BALADI, ao mesmo tempo que enalteceram a qualidade de trabalho que puderam observar, sugeriram que algumas ideias aí colocadas, dada a sua magnitude, pudessem ser tratadas a nível de uma comissão tripartida a constituir.
A visita terminou com uma sessão de encerramento no salão dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Mondim de Basto. Aproveitou-se este momento mais simbólico para a realização de um breve balanço efetuado à jornada técnica feita pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral da BALADI – Armando Carvalho, do Presidente da Câmara – Dr. Bruno Miguel e do Ministro do Ambiente e da Ação Climática – Dr. Duarte Cordeiro. Em todas as intervenções foi realçado o importante papel que os Baldios estão a realizar no Concelho e a importância que a BALADI tem enquanto entidade coordenadora.