2004-2008
“Entre a cinza e o verde você decide”
Projeto de sensibilização de fogos florestais
2008
Projeto PUBS
Protocolo com o Fundo Florestal Permanente e a Autoridade Florestal Nacional para executar a elaboração de 483 Planos de Utilização dos Baldios.
2008-2009
Protocolo de erradicação do nemátodo
2008-2011
“Portugal sem fogos depende de todos”
Projeto de sensibilização de fogos florestais
2017
Projeto Sensibilização
Realização do projeto financiado pelo fundo florestal permanente “Apoio para a Sensibilização e Informação 2017”, que teve como objetivo promover e realizar ações junto das populações, sobre a temática dos incêndios florestais, nomeadamente como fazer a queima dos sobrantes em segurança, o EPI (equipamento de proteção individual) adequado no manuseio da motosserra e motorroçadoura. Este projeto abrangeu cerca de 45 concelhos, distribuídos por 4 distritos.
2018
Projeto Fitossanidade
Participação no projeto financiado pelo fundo florestal permanente “Apoio à Monitorização de Pragas Florestais enquadradas no âmbito do Programa Nacional de Monitorização”, que teve como objetivo principal suportar a realização de ações de monitorização de pragas florestais no sentido de preparar o País para uma atuação mais clara e eficiente em matéria de prevenção de pragas. As ações realizadas variavam entre a instalação de armadilhas com feromonas, ou a recolha de amostras de serrim, ou ramos para posterior análise e despiste das pragas. Este projeto abrangeu 6 concelhos, nos distritos de Vila Real e Braga.
2019-2022
Projeto Grupo de Baldios
Protocolo para “Constituição e dinamização de agrupamentos de baldios”, celebrado entre a BALADI e o Governo Português, que tem como objetivo a criação de 10 Agrupamentos de Baldios, distribuídos por todo o país. Este projeto pretende estudar uma nova forma de gestão das áreas comunitárias, dando-lhes uma extensão de uma gestão florestal qualificada ao conjunto dos espaços florestais permitindo uma coordenação das ações de prevenção estrutural.