A BALADI e os Baldios do Concelho de Mondim de Basto, através dos seus Agrupamentos (AB Cabril Alvão e AB Concelho de Mondim de Basto), promoveram uma visita no passado dia 16 aos seus territórios comunitários com a participação do Município e da AGIF, na pessoa do Eng.º Tiago Oliveira.
Os baldios deste Concelho têm desenvolvido um trabalho notável quer a nível florestal quer a nível da economia social e tem suscitado muito interesse por diversas entidades a nível Nacional. O seu reconhecimento está também nos mais de 2.800 hectares de baldios com gestão florestal certificada PFC e FSC.
Durante a manhã foram visitados vários trabalhos de fogo controlado e queimadas extensivas, projetos de arborização e aproveitamento da regeneração natural, controlo de invasoras, painéis informativos e de divulgação, recuperação de antigas casas de guarda, percursos pedestres entre muitas outras atividades realizadas com apoio da equipa técnica do Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro e dos Agrupamentos de Baldios.
Da parte de tarde realizou-se uma reunião na antiga casa do Guarda Florestal da Comunidade Local de Vilarinho, onde se juntaram ao encontro representantes dos vários Baldios do Concelho de Mondim e das equipas técnicas dos Agrupamentos de Baldios da BALADI a nível Nacional. Numa conversa bastante descontraída foi feito um balanço dos trabalhos efetuados, que não passam despercebidos aos demais visitantes, e da determinação das áreas comunitárias em tornar os Baldios a âncora necessária para o desenvolvimento económica e social das Comunidades rurais. Foram igualmente debatidas algumas preocupações, dentre os quais a importância de continuar a apoiar o projeto dos Agrupamentos e do descontentamento por alguma falta de reconhecimento do papel dos Baldios em gestão autónoma.
Aproveitou-se a presença do Eng.º Tiago Oliveira da AGIF para um maior esclarecimento e debate sobre o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e da sua implicação nos mais de 550.000 hectares de áreas baldias existentes no País. Debateu-se ainda os financiamentos previstos no âmbito do PEPAC e do PRR e a sua importância para estes territórios. Na sua intervenção o Eng. Tiago Oliveira expressou estar positivamente surpreendido com o trabalho desenvolvido e manifestou todo o seu apoio para a sua continuidade e divulgação.
O dia terminou com a visita ao “Baloiço dos Caretas” inaugurado recentemente pelo Conselho Directivo dos Baldios de Vilarinho.